terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Fomos muito sortudos no primeiro

Ator está no Rio para lançar Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, que estreia sexta (13).

Fonte: R7

Os corredores do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, começaram a semana agitados. O motivo? O galã hollywoodiano Robert Downey Jr. era o hóspede mais requisitado do luxuoso hotel carioca.

O ator está na cidade para divulgar o filme Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, e recebeu a imprensa nesta segunda-feira (9) com bom humor e disposição.

Robert Downey Jr. está no Rio para lançar novo filme

De jaqueta de couro, Downey entrou em um dos salões do Copa já falante e logo deu início para o rápido bate-papo. Para quem conferiu a primeira aventura, que tem o comando de Guy Ritchie, fica claro o amadurecimento tanto da trama como dos atores na pele dos respectivos personagens.

- Eu digo que são cinco pontos importantes para o filme: minha esposa (Susan, produtora), Lionel Wigram (produtor), Guy Ritchie (diretor), Jude (Law, que interpreta Watson) e eu. E Joel Silver (produtor). Foram eles que discutiram como tudo iria acontecer na trama. Foram 18 meses de pesquisa para ter certeza de que tudo estava certo. E você tem razão. No primeiro Sherlock, na verdade, nós fomos muito sortudos. As pessoas foram bem legais conosco.

Assim como na primeira parte da franquia, Downey vive um Sherlock Holmes modernizado. As alterações, segundo o astro, foram feitas para se adaptar ao visual de Hollywood e também para trazer um ambiente novo para o público que já conferiu filmes antigos da história de Arthur Conan Doyle.

- Quando começamos a pesquisar sobre o filme, nos deparamos com algumas interpretações equivocadas de outras produções de Sherlock e também do teatro. São coisas que eu achei que a gente poderia reintroduzir para este filme, trazer mais fresco para o público. Como o Watson, que neste é um soldado, um homem de ação. Sherlock também nunca usou a capa ou fumou cachimbo. Isso eram detalhes nos anos 40 e 50.

Downey - que não chegou a tocar no café com leite ou na garrafinha de água que estavam dispostos na mesa - contou curiosidades dos sets de filmagem e afirmou que deu algumas sugestões para a trama.

- Na cena do trem, por exemplo, Sherlock apareceria inicialmente como padre. Mas acho que as pessoas não iriam gostar muito. Então falei que ele deveria estar vestido de mulher, como uma drag queen. Importante é mostrar que em Jogo de Sombras nós temos diretor, produtores, atores, e sempre a melhor ideia ganhou. Foi muito diferente da maioria dos filmes de Hollywood.

Claro que o bate-papo teve espaço para a parceria de Downey e Jude Law, que vive o companheiro Dr. John Watson nas telonas. Na vida real, antes do filme, os atores não eram amigos íntimos, mas conheciam pessoas em comum.

- Eles falavam: "você vai amar o Jude". Nós dois somos trabalhadores. Eu me lembro quando ele estava no auge e era esse grande astro, mas isso não importa. Ele é ator, eu também. Nós não somos celebridade. E ele é louco por teatro, eu nem tanto. Eu acho que nós nos complementamos. E para um cara bonito, ele até é legal.

E será que ainda há muitas histórias de Sherlock Holmes para o cinema? Para Downey, a resposta é positiva. Contudo, tudo tem seu tempo.

- Ainda há muitas histórias de Sherlock, ideias, e personagens para serem explorados. Eu acho que sim [pode existir um terceiro filme]. Às vezes você faz um primeiro filme, ou dois, e todos falam para fazer um terceiro. Mas nós acabamos nos esquecendo do que realmente importa. Provavelmente vamos tirar nosso tempo e fazer com calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário